Mapa Cultural de Madureira – Rio de Janeiro:  Um Olhar sobre a Educação Patrimonial e a Preservação do Bairro Negro

Mapa Cultural de Madureira – Rio de Janeiro: Um Olhar sobre a Educação Patrimonial e a Preservação do Bairro Negro

Por Alyne Fernanda Cardoso Reis*, Arquiteta e Urbanista, Me. Patrimônio, Cultura e Sociedade – UFRRJ e Doutoranda em Urbanismo – UFBA    Madureira, é um dos bairros que compõem o subúrbio do Rio de Janeiro, composto de história, memória e patrimônios culturais. Durante o século XIX, seu território compreendia a Fazenda Campinho, pertencente ao arrendário e boiadeiro…

O CAMINHO DAS CENTENÁRIAS: as igrejas históricas de Magé como Patrimônio Cultural Imaterial  do Estado do Rio de Janeiro

O CAMINHO DAS CENTENÁRIAS: as igrejas históricas de Magé como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Por Roberta dos Santos*, arquiteta e urbanista (UFF), Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural (COC/Fiocruz), Diretora de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural (Sec. Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Magé), Bolsista em pesquisa (COC/Fiocruz). E-mail: robertasantos.patrimonio@gmail.com e Carlito Lopes* é historiador (USF), mestrando em História Social (UFF). Membro do Núcleo de Estudos e…

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

7 ANOS NO MUSEU DE FAVELA, 2008 a 2014.

O Museu de Favela – MUF, fundado em 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é guardião da memória social e do patrimônio cultural das favelas Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, sustentando uma jornada institucional e política emblemática da museologia social fluminense e brasileira. O MUF veio à luz (in)vestido de museu contemporâneo, do futuro,…

Da Casa de Família à Casa de Câmara

Da Casa de Família à Casa de Câmara

A partir do início do século XIX, com a consolidação da lavoura açucareira e a consequente necessidade de mão de obra escravizada, houve uma grande movimentação regional que permitiu que a Vila São João de Macahé[i], recém-criada, se desenvolvesse entre a vastidão do oceano Atlântico e as regiões férteis do interior do seu território.[ii] Em…

27 de Outubro -  Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

27 de Outubro - Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), fundada em 1945, tem sido a principal agência internacional a regular e legislar sobre o que pode ser considerado patrimônio de interesse universal, por meio de recomendações, convenções, declarações, assim como da análise de processos de salvaguarda, registro ou patrimonialização que…

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O EDIFÍCIO DA COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, UM PRÉDIO QUE ATRAVESSA O TEMPO

O prédio da Antiga Companhia Docas de Santos foi tombado pelo IPHAN em 1978 através do processo 0976-T-78 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico e de Belas Artes, após pedido do historiador Gilberto Ferrez, por ser um dos mais notáveis remanescentes dos oitenta e três prédios que haviam sido construídos na antiga Avenida Central.…

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO NO CONTEXTO NACIONAL

Atualmente, no século XXI, os bens ferroviários compõem a diversidade dos patrimônios reconhecidos em esfera nacional e ocupam a agenda de pesquisas acadêmicas. Porém, essa é uma situação historicamente recente. O primeiro tombamento nacional aconteceu no dia 30 de abril de 1954, em decorrência do centenário da E. F. Barão de Mauá. Uma ação que…