A Casa de Oswaldo Cruz (COC), uma das organizadoras da Semana Fluminense de Patrimônio, publicou uma carta aberta no portal institucional agradecendo a colaboração e apoio dos parceiros e patrocinadores da SFP na realização do evento. Veja a carta na íntegra no site da COC.
Ano: 2014
Encontro do Patrimônio Fluminense: último dia
Repleto de atividades para todos os gostos culturais, o terceiro e último dia do Encontro do Patrimônio Fluminense começou com uma debate sobre a relação entre as intervenções de grande porte e as transformações na paisagem da região da Costa Verde. À tarde, o evento prosseguiu ao ar livre, com a apresentação da Feira de…
Grandes eventos: instrumentos de promoção ou destruição do patrimônio material?
A quem os eventos beneficiam? Essa questão permeou o debate da segunda mesa do Encontro do Patrimônio Fluminense. Tendo como exemplo a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos eventos que mais reúne turistas e visitantes, discutiu-se o paradoxo dos aspectos positivos e negativos que tais movimentações trazem à cidade. O arquiteto Mauro Munhoz,…
Olhares sobre o Patrimônio Fluminense divulga vencedores em Paraty
No dia 15 de agosto, o concurso cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense elegeu as imagens e poesias que representam o patrimônio fluminense em 2014 na quarta edição da Semana Fluminense do Patrimônio. O concurso tem o objetivo de valorizar as diversas manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural e despertar a população para…
“A defesa do território é a defesa da vida”
O segundo dia do encontro começou com performance da artista Ana Maria Pereira inspirada na etnia indígena Puri. Em seguida, os representantes das principais tradições culturais do Brasil: o cacique e pajé, Augustinho Silva; o caiçara, Francisco Ticote Xavier Sobrinho; Vagner do Nascimento, presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Campinho, além do pesquisador…
Uma oportunidade para refletir
“Mais do que tratar vestígios do passado, valorizar o patrimônio é cuidar do futuro”. A frase proferida pela artista Ana Maria Pereira deu início ao IV Encontro do Patrimônio Fluminense. Além de Ana Maria, o artista paratiense Chico Furlenza também desempenhou o papel de mestre de cerimonias durante os três dias do principal evento da…
IV Semana Fluminense de Patrimônio abre com debate sobre Porto Maravilha
A performance das artistas do Coletivo Rainhas Negras, mestres de cerimônias da abertura oficial da IV Semana Fluminense de Patrimônio, deu o tom do evento ocorrido na última terça-feira, 12 de agosto, que teve como palco pela segunda vez, o auditório do Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio. Esta é a quarta edição…