As fazendas de Cantagalo são admiráveis, sob qualquer ângulo, prestando-se à exploração turística. Disto temos certeza e podemos demonstrar com o farto material que possuímos, de mais de trinta propriedades, dentro do território deste município pleno de riquezas. Quando, em 1991, percorremos o interior de Cantagalo, fotografando suas fazendas e entrevistando seus proprietários, para o…
Mês: abril 2021
Registro do Choro como patrimônio cultural do Brasil
O pedido de Registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo Clube do Choro de Brasília e pela Casa do Choro do Rio de Janeiro e foi considerado pertinente pela Câmara do Patrimônio Imaterial, dando assim início à instrução técnica deste processo. Isso…
Museu do Índio e povos indígenas juntos na proteção das culturas e línguas indígenas
No ano em que completa 68 anos, Museu do Índio mantém seu compromisso com a preservação e promoção do patrimônio linguístico e cultural dos povos indígenas. Inaugurado em 19 de abril de 1953, o Museu do Índio, órgão científico-cultural vinculado à Fundação Nacional do Índio -Funai, abriga um conjunto de bens culturais referentes a diversos…
Memória das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro
Como proponente do registro das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro a Patrimônio Cultural do Brasil (processo concluído e aprovado pelo IPHAN em 2007), o Museu do Samba é reconhecido pelo Estado enquanto Centro de Referência na Salvaguarda destes bens culturais. Um dos grandes impactos da titulação foi a criação do primeiro programa de…
Pedro Jack: sorriso, determinação, fé e arte
Pedro Henrique Silva da Glória, (Pedro Jack) nasceu em Cantagalo, filho de Raquel Martins da Silva e Luiz Henrique Silva da Glória, sendo um dos três filhos do casal, sempre foi um jovem batalhador, que lutava por aquilo que sonhava. Encontrou no rap uma forma de se expressar e lidar com o câncer que o…