Texto e fotos: Rosa Correia*
No dia 10 de outubro, o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reinaugurou a Esquina do Patrimônio, seu espaço cultural voltado a promover eventos, exposições e atividades educativas, com o objetivo de incentivar o diálogo sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.
O primeiro evento do novo espaço será a exposição Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro.
A exposição, realizada pelo Instituto 215 e patrocinada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), tem a curadoria dos arquitetos e urbanistas Andréa da Rosa Sampaio e Guilherme Meirelles M. de Mattos, e projeto expositivo da arquiteta e cenógrafa Adriana Milhomem. A mostra revela a multiplicidade do significativo acervo de exemplares dos patrimônios arquitetônico, urbanístico, paisagístico e de bens integrados às artes visuais, concentrado na atual área central do Rio de Janeiro.
Localização: Avenida Rio Branco, 46 – Térreo – Centro
Exposição: 11 de outubro a 07 de novembro de 2024, de segunda a sexta das 10 às 18h. Entrada Franca.
Para saber mais: https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/iphan-inaugura-espaco-cultural-no-rio-de-janeiro
*Os artigos publicados no blog deste site são autorais e não refletem necessariamente a posição da Semana Fluminense do Patrimônio, bem como das instituições, organizadoras, patrocinadoras e apoiadoras da SFP.