Os locais da próxima edição da Semana Fluminense de Patrimônio (SPF) já estão decididos: como já é tradição, a abertura ocorrerá no Rio de Janeiro e, este ano, o Encontro do Patrimônio Fluminense será realizado em Paraty, entre os dias 13 e 15 de agosto de 2014. A exemplo dos anos anteriores, a Semana envolverá a realização de eventos em vários municípios do Estado.
Paraty é a quarta cidade a receber o encontro, que já aconteceu em Cabo Frio, Vassouras e Petrópolis. A discussão ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, no centro histórico da cidade, com o tema “Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções”. Em pauta, a preservação do patrimônio cultural diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.
Tombada pelo Iphan em 1958 como monumento nacional, na categoria de conjunto arquitetônico e paisagístico, Paraty foi escolhida por receber inúmeros eventos, que interferem no modo de vida da população e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções, como a construção da Central Nuclear de Angra dos Reis e a implantação de infraestruturas viárias.
A Semana acontece por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, data em que se comemora o aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) durante 30 anos.