MOSTRA “OLHARES SOBRE O PATRIMÔNIO FLUMINENSE”
Votação encerrada.
A Mostra “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” integra a programação da 13ª Semana Fluminense do Patrimônio 2023 e tem como proposta, por meio da fotografia e da poesia, despertar o olhar e ampliar o interesse sobre o patrimônio cultural fluminense consagrado e revelar o que, embora sem proteção legal, seja assim reconhecido pela população. Com isso, espera-se estimular atitudes mais responsáveis para com esse patrimônio, tanto por parte dos órgãos públicos quanto por parte da população em geral.
O Estado do Rio de Janeiro reúne importantes manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural. Promover a valorização desses bens e despertar a população para a necessidade de preservá-los são os objetivos da Mostra Cultural “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. A mostra tem, ainda, a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial.
Neste ano, a Mostra tem os seguintes temas:
1. Marcas da tradição indígena
O registro de bens materiais (como construções e objetos) que sirvam como marco para destacar e rememorar a cultura dos povos originários, no estado do Rio de Janeiro, é o foco desse tema.
2. Ancestralidades
As manifestações representativas das identidades culturais e das tradições dos povos indígenas (culinária, danças, rituais, entre outros), no estado fluminense, são inspirações para esse tema.
3. Patrimônio cultural do estado do Rio de Janeiro
Abrange o registro das paisagens naturais ou construídas (restingas, florestas, áreas litorâneas, manguezais, rios, paisagens de cidades ou rurais), que simbolizam a diversidade de cenários integrantes do território fluminense e que têm significados especiais para a coletividade ou o indivíduo.
Assista a Semana Fluminense do Patrimônio no canal da SFP no YouTube. Acompanhe a Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook, no Instagram @patrimoniofluminense.