O Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra foi o escolhido para abrir as atividades da VI Semana Fluminense de Patrimônio na última terça-feira, 08 de novembro, no auditório do Centro Cultural Justiça Federal, no centro do Rio. Além de apresentar danças e músicas que integram o patrimônio cultural e imaterial brasileiro, o grupo fez uma viagem pela história do samba, cuja primeira música gravada, Pelo Telefone, está completando 100 anos. Paisagem e cultura em movimento é o tema da sexta edição da iniciativa, que também lançou a chamada pública para seleção de apresentações culturais e a Mostra de Fotografia e Poesia Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2016, que inscrevem até 26 de novembro.
A seleção dos grupos culturais tem como objetivos valorizar o patrimônio cultural e imaterial fluminense e contribuir para o fortalecimento das identidades culturais do Rio de Janeiro. Este ano, serão contempladas até 16 apresentações culturais distribuídas entre as oito diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro – Centro Sul, Costa Verde, dos Lagos, Grande Rio / Metropolitana, Médio Paraíba, Norte Fluminense, Noroeste Fluminense e Serrana, que devem ocorrer no período de 16 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017. Os selecionados receberão R$ 3.500,00 como apoio financeiro.
A Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense” tem a finalidade de valorizar as manifestações, cenários e objetos reconhecidos como patrimônio cultural e despertar a população para a necessidade de preservá-los. A Mostra tem ainda a proposta de revelar o patrimônio cultural eleito pela população fluminense e que não é necessariamente protegido por meio do ato de tombamento ou de qualquer outra forma de tutela oficial. Os participantes poderão concorrer em duas categorias: infanto-juvenil – de 11 a 17 de idade – e adulto, com os temas Um Rio de Memórias, Diversa Tradição, Até onde o olhar alcança.